Esta receita foi criada especialmente para o Desafio da Rita Palita, e o seu desejo de encontrar variações na forma de comer o Queijo Cottage.
Este é um queijo originário da Grã-Bretanha e ao que parece é muito comum no Brasil e em alguns países da Europa. É utilizado em dietas pobres em calorias e colesterol. Eu confesso que desconhecia completamente este queijo e talvez por isso tenha achado tanta graça ao desafio, porque adoro exprimentar cozinhar com coisas novas, assim, este desafio consistia não só em utilizar o queijo cottage, mas também em ter de ser uma receita light.
O primeiro passo era encontrar o queijo....por sorte vi a imagem de uma embalagem do queijo na internet e assim consegui reconhecer a embalagem num supermercado...senão acho que nunca o teria encontrado...
Vim para casa toda contente com o queijo e já a pensar em ir pesquisar receitas com aquele novo ingrediente, foi quando estava a pensar em fazer uma receita que tinha visto num daqueles folhetos do Pingo Doce que me lembrei...isto é óptimo para fazer com o Cottage!!! =) A receita da base de quiche quase sem gordura retirei-a de um blog (agora sim sei de onde retirei a receita de base fabulosa...do blog da Freak Veggie...Obrigada)...
Assim, troquei as voltas à receita e não é que ficou óptimo?! Não sei como me vou sair no desafio, mas já valeu a pena por conhecer um novo ingrediente e um novo prato que adorei! =)
Por ser uma quiche é super rápida e práctica de se fazer e ainda por cima é super saudável...
Ingredientes:
Massa integral: 100g de farinha de trigo; 150g de farinha de trigo integral; 1 colher de sopa de margarina sem colestrol; sal fino q.b.; 100 ml de água a ferver;
Recheio:
- Cogumelos frescos laminados (usei dos enlatados); 2 embalagens de queijo cottage (ou 3 queijos frescos magros); 1 iogurte natural light; 2 ovos (destes usei só uma gema, para diminuir o colesterol na receita); cerca de 200/300g de espinafres picados pré-congelados; 2 colheres de sopa de farinha;1 cebola pequena; 1 dente de alho; azeite, sal e pimenta q.b.;
Preparação:
Faz-se a massa para a base juntando os dois tipos de farinha, a água a ferver, a manteiga amolecida e o sal fino. Moldamos a massa à mão e estende-se com o rolo para forrar uma forma de tarte. Quem quiser pode utilizar uma base de massa folhada das que se encontram à venda, esta apenas tem menos gordura.
Depois de forrada a forma fazemos o recheio.
Para dar mais gosto preferi alourar uma cebola e um dente de alho picadinhos num pouco de azeite, depois juntam-se os cogumelos e deixam-se cozinhar, depois juntam-se os espinafres e deixa-se cozinhar até descongelarem e se ligar tudo, temperar com um pouco de sal, atenção que o queijo Cottage em si já é um pouco salgado. Depois de cozinhado tirar do lume e reservar.
Na liquidificadora ou num recipiente à parte (utiliza-se depois a varinha mágica) junta-se o queijo Cottage, o iogurte, os ovos e as 2 colheres de farinha, depois de tudo misturado, junta-se este preparado aos cogumelos e espinafres e põe-se na forma.
Vai a forno médio (200º) cerca de 30 minutos.
Não se assustem com a longa narrativa ;) é super rápida de fazer...
14 comentários:
Karla, que máximo de Quiche!
Postaremos em breve no Rita Palita!
Super obrigada pela sua participação!
Aproveitando... pra ajudar as amigas portuguesas, o queijo Cottage ai tem outro nome?
Bjos, Rita
Karla adorei a sua receita, meu marido é fã de quiche e eu não sou muito chegada por achar os queijos usados fortes, a sua pareceu tão leve!
Vou fazer para ele hehehe
bjs
Olá!!!
Eu gosto muito de quixe. Tenho é dúvidas em relação ao cottage... disseram que era o requeijão portugues mas não é, pois não?
Onde compraste o teu? Nunca vi essa embalagem nos supermercados.
já comentei no Rita palita e vim aqui pra te elogiar. Essa quiche deve ser td de bom.
Bj
A tua Quiche está muito bonita - Parabéns:)
Bjo
Karla, seu quiche está maravilhoso! Eu com certeza farei em casa... amo quiches, amo queijo cottage, cogumelos... enfim, tudo o que a sua receita leva.... e a aparência dela ficou lindíssima.
Beijos e ótima semana.. voltarei aqui mais vezes!
Adorei! Ficou linda e com um aspecto delicioso.
Beijinhos
karla querida olá, olhe que bela ficou a sua quiche, e eu adoro cogumelos,e o queijito, hei-de experimentar. Beijitos e boa semana.
Esta quiche parece-me muito bem...:-)
Tenho um miminho para ti no meu blog.. Passa por lá..
Beijinhos
Karla adorei esta quiche
bjs
olá nunca ouvi falar dste queijo.... hummm q bom aspecto...
Que engraçado, a minha base é igualzinha... A distribuição das farinhas e tudo... e a margarina também! E a água!
Transmissão de pensamentos...
ok, sem problema.
Adorei este recheio!
Olá Karla,
então não sabias onde eram os comentários? A template tem as letras pequeninas e eu não consigo alterar o tamanho. De qualquer maneira, já descobriste. Comenta à vontade.
Relativamente à tua massa, gostei. Deve ser mais light que a que eu fiz. Na próxima vez faço esta. Sobre o queijo e o iogurte, a Ameixa já me tinha referido isso. É algo que eu nunca me tinha lembrado, mas já registei. :) Sobre o bechamel..tenho dúvidas. É mesmo menos calórico? As natas que utilizei têm 117kcal por 100ml. Julgo que o béchamel tem mais, mas terei que verificar. De qualquer maneira. Foram dicas excelentes. Muito obrigada.
Beijocas.
Susana.
Enviar um comentário