domingo, 5 de outubro de 2008

Quiche light de Queijo Cottage e Cogumelos


Esta receita foi criada especialmente para o Desafio da Rita Palita, e o seu desejo de encontrar variações na forma de comer o Queijo Cottage.

Este é um queijo originário da Grã-Bretanha e ao que parece é muito comum no Brasil e em alguns países da Europa. É utilizado em dietas pobres em calorias e colesterol. Eu confesso que desconhecia completamente este queijo e talvez por isso tenha achado tanta graça ao desafio, porque adoro exprimentar cozinhar com coisas novas, assim, este desafio consistia não só em utilizar o queijo cottage, mas também em ter de ser uma receita light.

O primeiro passo era encontrar o queijo....por sorte vi a imagem de uma embalagem do queijo na internet e assim consegui reconhecer a embalagem num supermercado...senão acho que nunca o teria encontrado...



Vim para casa toda contente com o queijo e já a pensar em ir pesquisar receitas com aquele novo ingrediente, foi quando estava a pensar em fazer uma receita que tinha visto num daqueles folhetos do Pingo Doce que me lembrei...isto é óptimo para fazer com o Cottage!!! =) A receita da base de quiche quase sem gordura retirei-a de um blog (agora sim sei de onde retirei a receita de base fabulosa...do blog da Freak Veggie...Obrigada)...
Assim, troquei as voltas à receita e não é que ficou óptimo?! Não sei como me vou sair no desafio, mas já valeu a pena por conhecer um novo ingrediente e um novo prato que adorei! =)

Por ser uma quiche é super rápida e práctica de se fazer e ainda por cima é super saudável...


Ingredientes:
Massa integral: 100g de farinha de trigo; 150g de farinha de trigo integral; 1 colher de sopa de margarina sem colestrol; sal fino q.b.; 100 ml de água a ferver;

Recheio:

- Cogumelos frescos laminados (usei dos enlatados); 2 embalagens de queijo cottage (ou 3 queijos frescos magros); 1 iogurte natural light; 2 ovos (destes usei só uma gema, para diminuir o colesterol na receita); cerca de 200/300g de espinafres picados pré-congelados; 2 colheres de sopa de farinha;1 cebola pequena; 1 dente de alho; azeite, sal e pimenta q.b.;

Preparação:
Faz-se a massa para a base juntando os dois tipos de farinha, a água a ferver, a manteiga amolecida e o sal fino. Moldamos a massa à mão e estende-se com o rolo para forrar uma forma de tarte. Quem quiser pode utilizar uma base de massa folhada das que se encontram à venda, esta apenas tem menos gordura.
Depois de forrada a forma fazemos o recheio.
Para dar mais gosto preferi alourar uma cebola e um dente de alho picadinhos num pouco de azeite, depois juntam-se os cogumelos e deixam-se cozinhar, depois juntam-se os espinafres e deixa-se cozinhar até descongelarem e se ligar tudo, temperar com um pouco de sal, atenção que o queijo Cottage em si já é um pouco salgado. Depois de cozinhado tirar do lume e reservar.
Na liquidificadora ou num recipiente à parte (utiliza-se depois a varinha mágica) junta-se o queijo Cottage, o iogurte, os ovos e as 2 colheres de farinha, depois de tudo misturado, junta-se este preparado aos cogumelos e espinafres e põe-se na forma.
Vai a forno médio (200º) cerca de 30 minutos.
Não se assustem com a longa narrativa ;) é super rápida de fazer...

14 comentários:

Anónimo disse...

Karla, que máximo de Quiche!
Postaremos em breve no Rita Palita!

Super obrigada pela sua participação!

Aproveitando... pra ajudar as amigas portuguesas, o queijo Cottage ai tem outro nome?

Bjos, Rita

Unknown disse...

Karla adorei a sua receita, meu marido é fã de quiche e eu não sou muito chegada por achar os queijos usados fortes, a sua pareceu tão leve!
Vou fazer para ele hehehe
bjs

ameixa seca disse...

Olá!!!
Eu gosto muito de quixe. Tenho é dúvidas em relação ao cottage... disseram que era o requeijão portugues mas não é, pois não?
Onde compraste o teu? Nunca vi essa embalagem nos supermercados.

Vivian disse...

já comentei no Rita palita e vim aqui pra te elogiar. Essa quiche deve ser td de bom.
Bj

Fay van Gelder disse...

A tua Quiche está muito bonita - Parabéns:)

Bjo

Mari disse...

Karla, seu quiche está maravilhoso! Eu com certeza farei em casa... amo quiches, amo queijo cottage, cogumelos... enfim, tudo o que a sua receita leva.... e a aparência dela ficou lindíssima.
Beijos e ótima semana.. voltarei aqui mais vezes!

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Adorei! Ficou linda e com um aspecto delicioso.
Beijinhos

Nela disse...

karla querida olá, olhe que bela ficou a sua quiche, e eu adoro cogumelos,e o queijito, hei-de experimentar. Beijitos e boa semana.

Anita disse...

Esta quiche parece-me muito bem...:-)

Tenho um miminho para ti no meu blog.. Passa por lá..

Beijinhos

Os Olhos de Alice disse...

Karla adorei esta quiche
bjs

Kláudinha disse...

olá nunca ouvi falar dste queijo.... hummm q bom aspecto...

Ana Prazeres disse...

Que engraçado, a minha base é igualzinha... A distribuição das farinhas e tudo... e a margarina também! E a água!
Transmissão de pensamentos...

Ana Prazeres disse...

ok, sem problema.
Adorei este recheio!

Anónimo disse...

Olá Karla,
então não sabias onde eram os comentários? A template tem as letras pequeninas e eu não consigo alterar o tamanho. De qualquer maneira, já descobriste. Comenta à vontade.
Relativamente à tua massa, gostei. Deve ser mais light que a que eu fiz. Na próxima vez faço esta. Sobre o queijo e o iogurte, a Ameixa já me tinha referido isso. É algo que eu nunca me tinha lembrado, mas já registei. :) Sobre o bechamel..tenho dúvidas. É mesmo menos calórico? As natas que utilizei têm 117kcal por 100ml. Julgo que o béchamel tem mais, mas terei que verificar. De qualquer maneira. Foram dicas excelentes. Muito obrigada.
Beijocas.
Susana.