sexta-feira, 10 de abril de 2009

Folar de Carne- MFP

Temos visto aqui pelos blogs diversas receitas de folares doces, eu própria já mostrei um e tenho outro a fazer agora mesmo :)

Mas para mim os folares não são doces, desde que me lembro que para mim o folar é salgado e feito com carnes gordas. A minha avó sempre fez um folar delicioso que comido com uma chávena de café de cafeiteira não há melhor....
É esta a tradição, pelo menos na minha família.

Mas como eu não tinha cá as carnes gordas, nem um forno a lenha, resolvi adaptar e fazer um folar salgado com linguiça e chouriço e uns bocadinhos de fiambre....não é igual...mas pelo menos é salgado, como deve ser para a minha Páscoa :)

Ingredientes:

350ml de água, 600g farinha trigo sem fermento, 100g farinha integral, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de fermento seco, 1,5 colher de chá de sal fino, carnes ou enchidos a gosto.

Por tudo na cuba da máquina, primeiros os líquidos, depois os restantes e por fim o fermento. Juntar a carne só depois do bip.

Programa normal.

Boa Páscoa...doce ou salgada :)

11 comentários:

Nela disse...

Karla vim a correr, vou passar fim de semana fora amiga, mas tens razão a minha sogra tb faz o folar salgado e eu quando passo em casa tb o faço, Boa Páscoa com saúde e paz amiga cuidado com os chocolates, beijitosssss.

Delícias e Talentos disse...

Pois na minha zona são sempre doces, mas já os vi salgados e devem ser uma delícia!
Fica tipo bôla de carne, não é?
O teu ficou mesmo apetitoso com os pedacinhos a espreitar! hehehe
Feliz Páscoa, Karlinha! :)

Isabel Salvador disse...

que bem que ficou amiga,jinhosssss grandes e Boa Páscoa

carmencita disse...

Também prefiro mais salgados, esse ficou muito apetitoso.
Boa Páscoa.Bjss

ameixa seca disse...

Fizeste tu muito bem :) Deve ficar bom!

Gina disse...

Minha família herdou muitos costumes da culinária portuguesa, como aletria, rabanada, mas os folares são novidades pra mim. Pelo que andei vendo nos blogs portugueses, creio que gostaria tanto do salgado, quanto do doce.
Beijos e boa Páscoa!

Téia disse...

Karlinha, que idéia ótima, folar com carne é original, na MFP, fica ainda melhor por ser prático. Olha, uma linda Páscoa para você e sua família. Bjka.

Manuela © disse...

Por aqui na Páscoa só se comem folares doces e com ovinhos cozidos!

Mas esse também marchava :D

Beijinhos e uma boa Páscoa!

Ana Rita disse...

Boa Páscoa :)

Bjs Grandes

Filipa disse...

Pois na minha familia a tradição é apenas os salgados e até há uns anos atrás deconhecia que havia folares doces, para mim folar era o d carne gorda, e os da minha mãe são divinais, tb já fiz n MFP mas ñ se pode comparar.
Como eu costumo dizer falta-lhe as amassadelas do amor ;)

Anónimo disse...

Este folar não leva ovos?
Foi esquecimento, porque os folares salgados todos levam ovos.