sábado, 11 de abril de 2009

Folares de Páscoa e cenouras?!?!?!

Continuando na onda da Páscoa cá vai mais um folar....nunca ligo muito a esta altura do ano, mas inspirada pelas fotos que tenho visto por aqui não tenho resistido e tenho feito uns quantos :)

Este folar é verdadeiramente delicioso....vi a receita em vários cantinhos: no da Ameixinha, no da Belinha Gulosa, no da Manuela e no da Anette... Ora bem...se está em tantos lados só pode ser bom! E realmente é, o sabor da canela com a erva-doce fica muito bem e como pode ser adaptado à MFP ou decorado com ovos e feito no forno normal é uma receita cheia de possibilidades....
Como continuo em guerra com o meu forno fiz tudo na MFP:
1dl de leite morno; 100g de margarina (usei azeite); 3 ovos batidos; 1 colher de chá de canela; 1 colher de chá de erva doce; 100g de açúcar; 600g de farinha; 20g de fermento fresco ou 2 colheres de chá do seco; 1 colher de sopa de aguardente (usei cachaça que era o que havia);
Colocar tudo por esta ordem na cuba da máquina e escolher o programa sandes, tamanho II.
Mas lembram-se de eu dizer que para mim o folar é salgado????
Olhem o que a minha avó nos deu ontem :) Um folar a sério, daqueles do Norte, enorme e cheinho de carnes gordas...o toucinho, o bacon, o chouriço, a entremeada, etc etc etc...

Não vos consigo descrever o cheiro e o sabor deste folar....

Ah e outra coisa....é enorme como podem ver :)
E este post hoje é a metro hehehehe
Mas...Páscoa e cenouras???? Ora faz sentido! Não há o coelhinho da Páscoa? E o que é que os coelhos comem??? Cenouras......pois aí está ;)
Estava eu sossegadinha em casa quando oiço a campainha e vejo a carrinha dos correios a uma hora que não é costume....É uma encomenda gritou o senhor...
Encomenda???? Estranho não estou à espera de nada...
Entregou-me uma caixa e ouvi de imediato um chocalhar de líquido e vi uma etiqueta com uma cenoura!
Não pode ser....ela não fazia isso...
Mas fez ;)
Lembram-se dos famosos licores caseiros da Tasca da Cenourita????
Eu tenho um...delicioso de Framboesa que vai que nem ginjas com estes folares todos!
E reparem no pormenor do embrulho da garrafa!!!!
Adorei Cenourinha....muito muito muito obrigada...
E que tenham todos boas surpresas como eu tive nesta Páscoa :)

20 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Nem sei de qual gosto mais, se do folar doce, do salgado ou do licor! hahaha!
Vai ser uma Páscoa em cheio, Karla!
Beijókas******

ameixa seca disse...

Que belos folares, até pensei que o teu levava cenoura... afinal não he he
A Cenourita também me surpreendeu :)

Isabelocas disse...

Gostei de todos os folares, mas prefiro os doces.
Desejo-te uma Feliz Páscoa.
Bjos

Helena disse...

GOstei dos dois e o licor deve ser delicioso...
Boa Pascoa!

Unknown disse...

Bemmm... os teus folares estão apetecíveis até mais não... adoro tanto o doce como o salgado!

E, é claro que cenouras tem tudo a ver com a Páscoa :) porque... veio o coelhinho e... comeu-a ;)

Quanto ao miminho... espero que todos gostem, enviei com muito carinho :)

Beijocas e Boa Páscoa***

Nana disse...

rs e o Folares dominou a blogfood portuguesa, mas deve ser bom mesmo né?!
Amei a embalagem da Cenourita, linda.
bjs

Carla disse...

fico uns tempos sem vir cá e perco todos estes folares. devem ter ficado uma delícia! A mesa desta Páscoa esteve bem recheada =)
Espero que esteja tudo bem,

bjs, boa semana*

Cris disse...

Ah e eu que nunca experimentei nenhum estou a babar no teclado com tantas receitas maravilhosas! Que mimo lindo da cenourita. Parabéns pela receita e por nos ensinar algo mais de seu pais, os folares! Beijos!

Mari disse...

Que belos folares, moça!

Cristina Momentos Preciosos disse...

Olá Carlinha,então estás boa?Sempre com coisinhas novas e muito boas,muito bem,assim é que é.Querida qd vens aqui ao norte,não te esqueças de me visitar,certo?beijinhos grandes.

Carolina Andrade disse...

Nossa, será que tem como fazer este tal folar sem a máquina de pão? Estou vendo em tantos lugares que tenho que provar. Grande beijo

Nela disse...

Bela surpresa Karla, sabe sempre bem um miminho, o teu folar ficou óptimo, mas adoro aquele que a tua avó te deu, é uma delicía esses folares, tb comi parecido com esse, olha querida obrigada a Páscoa passei bem, com paz e amor, e tu? espero que tb a tenhas passado bem a Páscoa, obrigada por me perguntares, és uma querida, beijinhos grandes e boa semana.

Dani Bros disse...

Oi Karla que delícia esse pão!
Adorei também a embalagem de cenoura, super original!
Bjks

Natália Eleutério disse...

Mas que grande folar, deve ser delicioso, e que rica prendita, bjs.

Susana Gomes disse...

Eu gosto tanto dos folares doces, como dos salgados.
Tenho uma receita de folar de chaves no meu blog que ficou uma maravilha.
:)

Luciana Macêdo disse...

Doce ou salgado, para que escolher... os dois são deliciosos.
Bjs!

Carluxa disse...

Que maravilha, adorei a receita, tenho mesmo de experimentar. Jokas

Mónica Teodoro disse...

O teu folar deve ter ficado uma maravilha e acompanhado desse licor...ui...ui...
Beijinhos.

Filipa disse...

Que lindos folares. Mas o salgado ficou-me nos olhos. Beijinhos

Canto da Carlota disse...

esta receita vou oferecêla meu maridão para ele experimentar ( as dele tb são optimas...sim ele é Pasteleiro)

Voltarei