terça-feira, 5 de maio de 2009

Galinhada Mineira e Cuca de Banana - Intercâmbio Culinário

Esta é a nossa segunda participação no Intercâmbio Culinário, minha e da Neyma do blog Memórias Gustativas da Vó Mindoca.
Que a culinária de Portugal e do Brasil é muito rica já todos nós sabemos, contudo, é cada vez mais difícil escolher a receita a fazer.
Da primeira vez também fiz frango e desta queria variar....mas ssim que vi as receitas que a Neyma me enviou os meus olhos ficaram retidos neste arroz de frango com ervilhas....que adoooooro!!!!
Escolhi assim para a primeira receita esta Galinhada Mineira....aqui na panela ainda a fumegar :)


Vou deixar-vos a receita tal e qual a Neyma me enviou, esta é uma receita típica do Estado de Minas Gerais e era preparada com a galinha caipira, ou seja, a galinha criada no quintal... Ora como não tenho galinhas no quintal heheheh usei uma galinha do campo que deixei cozer previamente, depois de temperada, porque todas sabemos que se não for bem cozida fica muito rija....e não queria correr o risco de evaporar a água do arroz e a bicha ficar crua ;)

Ingredientes e preparação:
3 colheres de tempero (alho batido com óleo)
1 colher (sobremesa) de açafrão
1 pitada de sal e pimenta do reino
½ maço de cheiro verde (não tinha por isso usei alecrim e outras ervas)
óleo para fritar o frango (usei azeite)
250 gramas de vagem
250 gramas de cenoura
1 cebola em cubos
½ quilo de arroz (usei só duas chávenas)
1 quilo de frango (não sei quanto pesava o bichito)
1 litro de água (usei quatro chávenas)
Temperar o frango com o tempero, sal e pimenta do reino e deixar um pouco para pegar o gosto. Fritar o frango, escorrer o óleo e na mesma panela refogar o arroz. Em seguida, colocar todos os ingredientes e 1 litro de água, fervendo em fogo alto. Quando a água começar a secar, deixar em fogo brando até secar a água.
Espero que gostem, eu adorei, gosto mesmo muito destes comeres de panela...
Mas depois da escolha da 1ª receita as coisas complicaram....eu e a Neyma gostámos tanto de todas as receitas que não conseguimos fazer só uma hehehehehe
E já que tínhamos feito mais do que uma...pedimos às meninas se havia mal em publicar mais uma receitinha...ficando uma doce e uma salgada e é assim que temos aqui a CUCA DE BANANA nham nham

Este é um bolo óptimo...não é muito doce e é ideal para um lanchinho de Domingo...que foi o caso ;)

Este é um prato típico do Sul do Brasil e consta que tem origem européia. É muito servido nos cafés coloniais nas fazendas do Sul do Brasil.

Ingredientes e preparação:

2 ovos
1 chávena de leite
7 colheres (sopa) de açúcar
9 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Bananas bem maduras

Bata bem o açúcar, manteiga e as gemas. Acrescente o leite, a farinha, as claras em neve e o fermento, só misturando. Faça uma calda de água com açúcar (como para pudim). Coloque a calda na forma, as bananas cortadas ao comprido e, por último, a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 40 minutos.

Neyma adorei tudo!!!! Vamos à terceira participação???? :)

10 comentários:

Os Olhos de Alice disse...

adorei tudo!!!ficaram lindos os pratos... e esta cuca de banana, que tentação
bjs

Kláudinha disse...

primeira a comentarrrrrrrrrr

esse bolo tinha calhado muito bem lá no picnic do zoo ;)

bjinhos

Delícias e Talentos disse...

Eu quero provar dos dois! Essa galinha está fantástica e apetitosa!
Mas a cuca não lhe fica a trás...que demais! :)

Belinha disse...

ai k bommmmmmm!!!!!!!

ameixa seca disse...

Maravilha, isso é que foi cozinhar :)

Natália Eleutério disse...

Gostei da galinha e da cuca, bonita participação do intercambio, bjs.

Cláudia Marques disse...

Bem, que comidinhas deliciosas!

A galinha deve ser óptima, mas eu fiquei de olho foi na tal da Cuca!! Tem cá um bom aspecto!! :))

Bjs

Neyma disse...

Karla filhota linda,
UAU!! Ficou tudo uma maravilha!! Estou orgulhosa!!Desculpe não ter passado por aqui ontem, mas só tive tempo de postar e mais nada!
Mais uma vez adorei nossa parceria!!
(P.S. amanhã é aniversário de sua "mãezinha")
Muitos beijinhos

Mari disse...

Oii Karlinha!!
Corri aqui para te avisar q estou de volta à blogosfera, e de casinha nova (já estou te linkando por lá)... estava com mta saudade!!!
Amei a galinhada e a cuca também... aiaiai, para onde vai meu regime vendo essas coisas tão gostosas por aqui???
Bjo minha querida,

Mari

Mão na Massa disse...

Ena pá! Ficou cá com um aspecto! Deixa-me que te diga!

Beijinhos*